Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

As Fotografias de Adriano Aquino - Poesia Escrita Com Luz

Conheci Adriano Aquino de uma maneira meio torta. Na época do (agora jogado às traças) Orkut eu andava interessada em comprar uma câmera fotográfica profissional e sair por aí clicando o Recife. Desde as aulas de fotografia no meu curso de Jornalismo eu gostava do assunto, mas minha Pentax analógica estava aposentada, quebrada e não tinha mais conserto. Assim, entrei para uma comunidade de fotografia pra pegar algumas dicas com o pessoal e recomeçar minha “carreira” abandonada. O grupo vivia marcando de se encontrar para tirar fotos, mas nunca rolava. E eu não tinha comprado minha câmera (não comprei até agora; vergonha!), mas tinha decidido que iria assim mesmo, com uma máquina comum. Finalmente marcamos de fazer um passeio no Catamarã.
 
Era um sábado chuvoso, eu estava decidida a dar o bolo na galera, mas uma amiga minha tinha visto Adriano no Orkut, achou “interessante” e praticamente me obrigou a ir (acho que ele não sabia disso; vai ficar sabendo agora kkk). Quem sou eu pra empatar as amigas, né? Chegando lá, deu tudo errado: da comunidade toda só Adriano e eu fomos, minha amiga travou, não deu uma palavra com ele e eu fiquei fazendo a simpática. Choveu o tempo todo, minhas fotos ficaram horríveis (as dele devem ter ficado ótimas, pra variar) e, na volta, o carro da minha amiga ainda quebrou, na chuva (não riam!).
 
Tempos depois essa minha amiga morreu num acidente de carro (perda irreparável), eu esqueci temporariamente a ideia da fotografia e saí da comunidade. Porém, como Recife é um ovo, me aparece Adriano namorando outra amiga minha. Foi quando fui ver que ele é gente boa e, sobretudo, um artista da luz. Gente, como é que vou falar das fotos de Adriano Aquino? Melhor mostrar, né?
 
Não é só questão de enquadramento, de luz, de foco, velocidade, linguagem. Não sei o que é. Ele capta a alma das coisas, capta o deslumbramento que a gente só tem ao vivo. Sabe dar o tom da imagem: introspectivo, bem humorado, qualquer coisa. As luzes e as sombras, as cores, os tons, tudo é perfeito. Às vezes as imagens parecem ter sido pintadas em aquarela. Eita, menino danado! Poderia estar na National Geographic.
 
 
As fotos falam. A gente fica meio pensativa, olhando, olhando... Dá pra criar um conto a partir de cada uma delas. São mundos imaginários recortados de dentro do mundo real. Lindo! Lindo!

 
Quando eu for comprar minha câmera (eu vou comprar, não riam de novo!) vou pedir umas dicas. :-)
No site dele http://www.adrianoaquino.com/ tem material pra embriagar os olhos, ficar bêbado de beleza. E estão disponíveis para compra.  São imagens realmente maravilhosas. Adriano tem mais que técnica. Ele tem o dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário