Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mil Viagens Pelo Céu

Como boa cria dos anos 70/80, cresci vendo TV. Via tudo: filmes, séries, desenhos, programas de auditório, o que aparecesse. Menina criada por vó, sem poder brincar na rua, eram os livros, as revistas das minhas tias e a TV que faziam minha mente viajar.

De todas as séries que vi quando criança, nenhuma me influenciou mais do que Cosmos, de Carl Sagan, lançada em 1980 e exibida aqui no Brasil uns dois ou três anos depois. Ainda hoje acho que foi a melhor série já produzida pela TV em todos os tempos, entre ficção e não-ficção. Quem não viu na época talvez não se maravilhe tanto vendo hoje (foi relançada há alguns anos em DVD, e com atualizações, pela Superinteressante), mas para a meninada que viu quando estava na casa dos nove, dez anos, foi inesquecível.

A série era sobre astronomia, mas tinha muito mais: falava sobre arqueologia, história, filosofia, arte, ciência em geral e, sobretudo, sobre a jornada do conhecimento humano. Foi a primeira vez que ouvi dizer que o tempo não era absoluto, mas relativo; que Alexandria tinha uma biblioteca fantástica; que Eratóstenes mediu a circunferência da Terra comparando as sombras de duas varetas ao meio dia em duas cidades diferentes, etc. etc. etc. Carl Sagan dizia que "somos todos feitos de poeira estelar". Não é poesia pura?


Poderia gastar horas escrevendo aqui sobre tudo o que Cosmos me ensinou e, mais ainda, sobre tudo o que despertou na minha curiosidade. Foi por conta da série que eu sempre quis – e continuo querendo - aprender muitas coisas e que eu ainda hoje tenho fascínio por tudo o que diz respeito a astronomia. Eu sou meio que uma astrônoma frustrada. Qual menina teve Carl Sagan como primeiro amor platônico? Acho que só eu (risos). A série era um luxo só: imagens da NASA, apresentador maravilhoso e trilha sonora de Vangelis (o mesmo que fez a trilha de Blade Runner). Inesquecível o tema principal, Alpha (http://www.youtube.com/watch?v=rT5zCHn0tsg). Ainda hoje me transporto para a nave espacial da série quando escuto. Uma verdadeira viagem!

Carl Sagan morreu (tá, a morte acontece com todo mundo, mas não dava pra esperar um pouco mais? Congresso Nacional tá aí, né? Não morre um!), mas nunca mais eu deixei de AMAR astronomia e ciência em geral. E vez por outra estou por aí fuçando a internet e acabo descobrindo coisas legais. Vamos a elas.

O site que mais gosto, sem dúvida, é o Astronomy Picture of The Day (APOD), da NASA. É simples: uma foto de astronomia por dia (às vezes são vídeos), cada uma mais deslumbrante que a outra. As fotos vêm todas com explicações (em inglês) e ainda dá pra pesquisar no site por assuntou ou ver as fotos que já foram publicadas. O link: http://apod.nasa.gov/apod/ap130707.html . Sente só o drama (essa é a nebulosa da Borboleta).

 
Outro site que eu também gosto muito é o WorldWide Research, da Microsoft. Na verdade é um programa que você baixa no computador e ele te dá imagens de 27 telescópios, satélites e sondas espaciais. Dá pra você andar por Marte junto com a sonda que está lá neste momento, viajar pela Via Láctea e por outras galáxias, ver os corpos celestes mais estranhos e, se você tiver óculos 3D, ainda aproveita muitas outras coisas. Muuuuito bom! Aqui: www.worldwidetelescope.org

O youtube também não deixa por menos. Já pensou em ouvir os sons dos planetas? Bom, eles não emitem sons de verdade, mas emitem sinais eletromagnéticos que os cientistas pegaram e converteram em som. É interessante e, algumas vezes, assustador. Ouçam o “som” de Júpiter: http://www.youtube.com/watch?v=e3fqE01YYWs . Além disso, há programas sobre astronomia da BBC e de outros canais, explicações sobre teorias viajadas como a dos multiversos e a das supercordas, etc.

O site da NASA, óbvio, tem tudo e mais um pouco. Sabia que já aterrissamos uma sonda em Titã, uma das luas de Saturno? Pois foi. A Cassini-Huygens aterrissou lá em 2005. Lá tem rios, só que são de metano líquido. Ó a imagem:
http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/gallery/pia07230.html

Pronto. Pra não me alongar mais ainda do que já me alonguei, quero deixar só um link que acho fan-tás-ti-co! Você move a barra pra lá e pra cá e vê a escala exata de tudo o que há no universo. É tão incrível que a gente não consegue apreender totalmente. Sem palavras!  http://htwins.net/scale2/lang.html

Olhar para o espaço é encontrar nosso lugar no universo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação! Em pensar que a geração seguinte pirava na nave espacial da Xuxa kkkk Adorei o tema principal (Alpha)! Mas o seriado eu nunca vi. Dos seriados antigos, gostava muito de Anos incríveis. Ah, vamos pro passeio astronômico de San Pedro de Atacama qualquer férias gordas dessas? Poderíamos combinar.

    ResponderExcluir
  3. Boraaaa!!!! Está aceito o convite!

    ResponderExcluir